Serviços de Perfuração

13
14

Vocêconhece os principais métodos de perfuração para captação de água subterrânea?

Perfuração rotativa: É utilizada em aquíferos granulares e poros. Neste método enquanto a broca perfura o solo ou a rocha, um fluido é injetado por dentro da haste e coluna de perfuração, sai pelo orifício da broca e retorna à superfície trazendo fragmentos da rocha ou solo. Os fragmentos passam pelo espaço entre o a parede do poço e a coluna de perfuração. Se a perfuração ocorrer bem, o tubo é revestido, cimenta-se as camadas que produzem águas salobras e/ou ferruginoas e é feita a limpeza do poço.

Perfuração à percussão: Este método é utilizado para águas subterrâneas armazenadas em fraturas, falhas, fissuras, etc, onde a rocha é muito “dura” e a perfuração rotativa é ineficiente. Também este método é utilizado para quando o aquífero poroso está confinado, onde a camada superior é muito rígida, sendo assim, para se chegar ao aquífero poroso é necessária a utilização deste método. O método consiste na elevação e queda de pesos em uma ferramenta chamada trépano, que quebra e esmaga a rocha, girando no seu próprio eixo, gerando um furo circular. Durante a operação a água é misturada aos fragmentos triturados, formando uma lama que é retirada em intervalos. Por vezes, dada a constituição dura da rocha, o revestimento para evitar desmoronamentos é feito de forma parcial.

Perfuração roto-pneumática: É um método de percussão de alta frequência, por meio de um martelo, ao mesmo tempo em que a broca rotacional, triturando e desgastando a rocha. Neste caso o fluido é o próprio ar comprimido que passa por dentro do martelo e da broca.

Scan the code