A Mineiração é uma profissão que requer muita boa vontade devido às inúmeras dificuldades encontradas ao longo do percurso, já que é uma profissão onde o empregado não fica sentado em uma mesa selando arquivos. O contato com o solo é diário e o esforço físico é exorbitante.
A decisão da formulação e aprovação da política e estratégia do Sector Mineiro cabe respectivamente aos Governos que em determinado período político estiver em efectividade de funções. Neste sentido, ao Governo cabe aprovar a política mineira e a estratégia para a sua implementação, definindo os meios, as metas e os prazos para a sua aplicação em Angola, respeitando os princípios e regras fundamentais da Constituição, o regime económico em vigor, as normas do Código Mineiro em vigor, bem como os princípios jurídicos e os objectivos estratégicos da actividade mineira estabelecidos no País.
À semelhança da Política Mineira, compete também ao Poder Executivo orientar e planificar o desenvolvimento da actividade mineira nacional, em conformidade com os princípios e regras estabelecidas no Código Mineiro Angolano e com a política e estratégia do Executivo para o Sector Mineiro.
Entretanto, ao planificar a actividade mineira, o Poder Executivo deve prever medidas eficazes de desenvolvimento económico sustentável e de protecção dos direitos e interesses legítimos das comunidades locais, bem como o desenvolvimento dos recursos humanos nacionais.
Trabalhar para a indústria mineira pode ser um sonho para muitos, mas também um pesadelo para milhares de famílias em caso de morte dos seus membros, ou mesmo invalidez destes por algum acidente de trabalho, facto que levanta cada vez mais preocupações no Sector de Recursos Minerais em Angola.
O seguro Vida é uma acção que garante uma indeminização em caso de morte ou invalidez do segurado, seja por acidente de trabalho ou doença. O objectivo do seguro vida é proteger financeiramente o segurado e a sua família, mantendo o mesmo padrão de vida em situações imprevistas.
Comumente, o seguro vida pode ser encontratado por exigência do banco, para garantir o crédito à habitação, ou por livre escolha do segurado, para a protecção da família.
De acordo com especialistas, o seguro vida pode ter diferentes coberturas, como morte natural ou acidental, invalidez total e permanente, invalidez absoluta e definitiva, doenças graves, despesas de tratamento, hospitalização, entre outras. O valor da indemnização depende do capital segurado contratado e das coberturas escolhidas.