Angola é um país situado numa região onde ocorreram modificações ao nível geológico, em diferentes períodos orogénicos. A geologia observa e estuda os materiais que constituem a Terra (rochas e minerais fundamentais, em amostra de mão e em afloramento).
As sondagens geológicas e geotécnicas são procedimentos de investigações diretas executadas para a caracterização do terreno onde deverá ser realizado um empreendimento. Com o intuito de obter informações como espessuras, profundidades e também os indicadores de resistência das camadas de solos e rochas de interesse, as sondagens geológicas e geotécnicas servem também para obter os parâmetros físicos e mecânicos de solos e rochas. Na mineração as sondagens geológicas e geotécnicas podem ser utilizadas para obter amostras e realizar a estimativa de jazidas minerais.
As metodologias mais comuns de sondagens geológicas e geotécnicas são as sondagens a percussão, a trado e rotativas / rotativas mistas, podendo ser associadas a informações obtidas através de abertura de poços de inspeção e trincheiras. A escolha da melhor metodologia de sondagens geológicas e geotécnicas deve ser feita em função dos objetivos do projeto que será realizado.